Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, junho 01, 2007

RJIES - o fórum possível

Dando expressão à ideia de fórum, convido-vos hoje à leitura do texto publicado por Regina Nabais em Polikê ? (Autonomia universitária - Desterritorialização e reterritorialização), reagindo ao artigo de opinião de Jorge Miranda que ontem anunciei.
O assunto continua a ser o RJIES (continuo a não gostar das siglas escolhidas por Mariano Gago e seus associdos), merecendo-me particular sublinhado a chamada de atenção de RN para o conceito de "autonomia" das instituições, que também eu gostava de saber o que quererá dizer no pensamento elevado do ministro Gago e do outro nosso colega ministro das finanças.
Do artigo de Jorge Miranda (Público 07/05/31), por seu turno, retenho uma ideia que me é cara, neste ou em qualquer outro contexto, que é a de que "Não há condições nem políticas, nem económicas, nem culturais para transplantar para aqui certas formas organizativas anglo-saxónicas", como o "nosso" ministro parece crer. Esta ideia leva-me a outra, de Friedrich Nietzsche, que vi recentemente invocada na "newsletter" de uma universidade americana
(SBANC Newsletter, May 29, Issue 472-2007, http://www.sbaer.uca.edu/), que afirma que "The future influences the present just as much as the past", com a qual não posso estar mais de acordo.
Imagino o desapontamento do "nosso" ministro se lhe chega ao conhecimento que os americanos andam a invocar tais pensamentos, ainda por cima de autores europeus!
Mantendo-me no contexto de fórum sobre o RJIES, mas fugindo ao contexto introduzido por Jorge Miranda, valerá a pena ler, igualmente, o novo contributo de JVC, intitulado "Ainda a proposta de RJIES – as vagas", disponível em Reformar a Educação Superior.
J. Cadima Ribeiro

Sem comentários: