Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, junho 07, 2007

Olhó RJIES! Olhó ... projecto de lei 271/X!

Numa altura em que tanto se fala do RJIES, ou melhor, como me (nos) dizia Virgílio Machado em mensagem de correio electrónico, em que "o rjies do MCTES anda para aí a apanhar pontapés de todo o lado" - que, diga-se em abono da verdade e em desabono do nosso colega Gago, são bem merecidos - talvez valha a pena dedicar algum tempo - não muito, claro - à leitura do projecto de lei n.º 271/X
(http://www.gppsd.pt/actividades_detalhe.asp?s=11595&ctd=2906)
Pelo menos, tem a virtude de ser bem mais económico no número de artigos e de páginas de retórica barata do que o seu congénere do PS/MCTES!

J. Cadima Ribeiro

2 comentários:

MJMatos disse...

E bem mais compreensível, acrescentaria eu, caro JCR. A parte que mais me entusiasma, por assim dizerm, é a referente ao planeamento plurianual. Como as coisas estão, ano a ano, não é de facto possível julgar eficientemente a gestão de uma instituição (isto é mais da sua lavra, eu sei). Bons e maus gestores ficam assim em situações muito semelhantes, sendo que os maus até se podem desculpar com a impossibilidade de fazer planos e os bons nunca podem mostrar o que valem.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caros(as) colegas,
Conferido o texto com alguma atenção, não só reafirmo o comentário que produzi na altura da divulgação da notícia quanto, para minha surpresa, tenho que reconhecer que o projecto contempla o essencial dos princípios que devem informar a gestão e autonomia das instituições de ensino superior, para ser tudo aquilo que o discurso político corrente diz que quer que elas sejam.
A minha surpresa resulta de, supostamente, o projecto em causa ter emergido no seio da "nossa" classe política, aonde, admitia eu, que não restasse mais nem bom-senso nem vergonha.
O que MJMatos sublinha é uma das dimensões que qualifica o texto, se bem que não seja seguro que resista à rotação das cadeiras do poder, como os derradeiros anos bem o ilustraram.
Mantenham a chama acessa, se puderem!