Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Investir em capital humano e na motivação do trabalhador

"Penso que devemos ter em conta que uma força de trabalho bem formada desempenha um papel fundamental no crescimento da economia e da produtividade. Sendo assim, é importante investir no capital humano e na sua formação na medida em que o mercado de trabalho exige cada vez mais especialização e mais conhecimentos ligados com as novas tecnologias. A formação de pessoas capazes de gerirem eficazmente as nossas empresas parece ser também condição indispensável. Devemos ainda considerar a importância que a intensidade de I&D tem na produtividade. Em Portugal investe-se pouco na investigação e este facto está usualmente associado à baixa produtividade.
Portanto, se Portugal quer alcançar elevados níveis de produtividade terá de investir no campo da inovação seja ela, tecnológica, organização de trabalho, canais de distribuição, qualidade, etc.
Por último, considero importante não esquecer, também, que o aumento da produtividade depende do desempenho do trabalhador o que depende, por sua vez, não só das suas capacidades mas também da sua motivação."


Celina Leal dos Santos

(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Dezembro de 2006)

Sem comentários: