Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Por uma verdadeira aposta na Ciência e na Tecnologia

"O recorrente atraso dos prazos estipulados nos concursos geridos pela FCT – somam-se também os atrasos nos concursos a projectos de investigação - não dignifica a Ciência e Tecnologia (C+T) em Portugal e coloca sérios problemas logísticos e financeiros, particularmente aos jovens investigadores. A falta de recursos humanos na FCT não serve de consolação. Uma verdadeira aposta na C+T passa pela dignificação e valorização dos recursos humanos que nela trabalham, incluindo os que efectuam a importante tarefa de gestão financeira, i.e., os próprios trabalhadores da FCT.
A redução, em 74.4%, do orçamento para o funcionamento interno da FCT prevista no orçamento de estado para 2007, não augura melhorias neste campo."
(extracto de comunicado da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) divulgado ontem, via correio electrónico, pela Direcção do SNESup)
/...
Comentário: mais palavras para quê? É um artista português, mesmo sendo Gago!
Ps: mal tinha acabado de redigir esta nota e eis que me chega, pelo correio postal, uma carta da FCT anunciando prazos para apresentação de relatório e contas de 2006 da minha unidade de investigação e, destaque-se, a realização de uma auditoria ao exercício financeiro de 2006, a partir de 15 de Março pf.. Nada haveria a dizer, não fora o seguinte:
i) tratar-se da 4ª auditoria realizada pela FCT no horizonte de um ano, a exercícios anuais consecutivos;
ii) o zelo revelado nesta vertente não ter qualquer paralelo na libertação dos meios financeiros que se comprometeu a disponibilizar, permanecendo de 2006 uma "dívida" seguramente irrisória à luz do orçamento da FCT mas largamente penalizadora do desempenho de uma pequena unidade de investigação como a que dirijo;
iii) parecer ser legítimo assumir que a situação da minha unidade de investigação não é singular em nenhuma das dimensões sinalizadas.
Considerando a origem do comunicado que se reproduz parcialmente acima e as declarações que a esse respeito entretanto produziu publicamente o Presidente da FCT (conferir Público on line, de 23/01/2007), poder-se-ia pensar que a situação relatada no comunicado era circunscrita. Infelizmente, essa ilacção não é verdadeira.

Sem comentários: