Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Bolonha! E agora? - VII

«Na minha opnião o processo de Bolonha é favoravel para os alunos, no entanto, no final do nosso curso poucos alunos estão preparados para de imediato enfrentar qualquer emprego. Em todos os cursos deveria existir um estágio para os alunos, nem que fosse apenas uma passagem por uma empresa ou um outro lugar onde fosse possivel observar e ter consciência do que realmente nos espera no mercado de trabalho. Alguns cursos são muito teóricos, e eu pergunto porque nao apostar mais na prática?»
João Cunha
/...
«Para quem não sabe, eu tenho uma relação com uma estudante de economia do 4º ano, ou seja, está no plano antigo. E há uns dias atrás a minha mãe fez-me esta pergunta: “tu andas menos um ano que ela!!! No final do curso vais saber o mesmo???”… Bem, eu fiquei uns bons segundos a olhar para minha mãe mas depois disse: “ supostamente sim”… E fiquei uns bons minutos a pensar naquilo.
Será que vamos saber o mesmo??? Será que afinal a intenção nunca foi saber??? Mas afinal porque razão os outros tiveram mais um ano na universidade???
Tive um professor que um dia me disse: “Vocês o que aqui aprendem são só bases teóricas. Irão receber depois formação para aquilo que vão fazer. Daqui levam a teoria e o pensamento.” Bem, eu acho que o professor tem razão. Mas porque razão andaram os outros cá 4 anos? Como podemos nós ser equiparados a eles? Não quero dizer que somos inferiores mas somos iguais? Mas nós não recebemos a mesma formação??? Não sei, ainda não há dados para comparar, mas daqui a 10 anos podemos ver qual o efeito de Bolonha e a taxa de emprego.
Saio com menos um ano de formação, mas será que saio formado???»
Eurico Cunha

(extractos de mensagens disponíveis na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Janeiro de 2007)

Sem comentários: