Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Bolonha! E agora? - IX

«Não me parece que a redução de duração de licenciatura venha enfraquecer a mesma. Todos sabemos que existiam cadeiras no plano antigo que poucas mais-valias nos traziam em termos de conhecimento. No plano novo o leque de cadeiras opcionais permite uma especialização superior nas áreas de maior interesse de cada um, garantido apesar disso um grau de conhecimento económico no seu sentido mais abrangente bastante significativo. Se existem prejudicados na mudança para o Plano de Bolonha, serão os alunos incluídos nos planos de transição (i.e. 2º e 3º ano), que acabarão a licenciatura com um curriculum híbrido capaz de assustar ou deixar de pé atrás alguns empregadores. Para não falar dos conteúdos dos mesmo planos que são bastante questionáveis.
No entanto está na hora de dar um pontapé para a frente e abandonar esta passividade insatisfeita tão portuguesa. Cabe a nós mostrar aos empregadores que não somos afinal inferiores a qualquer outro licenciado. Não vai ser fácil. Mas também que piada teria se fosse? Boa sorte para todos os que, como eu, vão tentar entrar no mercado de trabalho para o ano!
PS: "It is not titles that honor men, but men that honor titles." - Niccolo Machiavelli»


Carlos Nogueira

/...

«É sem dúvida um tema actual e de interesse comum a todos nós. Na minha opinião “Bolonha” pode ser visto por duas perspectivas, por uma vertente positiva e outra negativa. Por um lado, sem dúvida que este novo método de ensino é benéfico, pois se alguns países tais como Itália e Inglaterra formam pessoas em apenas três anos e é de lá que têm saído as melhores pessoas da ciência, porquê sermos diferentes? Por outra perspectiva, discordo deste processo. Como é possível que os alunos que acabam este ano o curso, uns com o curso de 3 anos e outros com o curso de 4 anos saem da universidade com os mesmos conhecimentos? Acho que Bolonha devia ser aplicado apenas aos alunos que tivessem a iniciar o curso, e não a alunos que já tivessem iniciado o curso pelo plano antigo.»

Marta Vilela

(extractos de mensagens disponíveis na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Janeiro de 2007)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom eu sinceramente já estou um pouco saturado de escrever sempreo mesmo por isso se alguem estiver interessado:

http://agir-uminho.blogspot.com/

Adriano Campos
Aluno da UM