Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Reunião Sindical na Universidade do Minho

«Reunião Universidade do Minho
Na reunião de 3 de Janeiro último, dinamizada pelo SNESup e pelo SPN, em que participaram cerca de 160 docentes foram, após debate, aprovadas as seguintes conclusões:
"Os docentes da Universidade do Minho presentes na reunião de 3 de Janeiro de 2007,
1. Manifestam o seu apoio à acção desenvolvida pelo SNESup e pelo SPN após as declarações do Senhor Reitor na Assembleia da Universidade de 11 de Dezembro de 2006.
2. Apoiar a constituição de uma Comissão de Docentes e Investigadores integradas pelos representantes sindicais nas várias escolas e por docentes não sindicalizados, com o objectivo de dinamizar o debate e de acompanhar a situação laboral, constituindo-se em entidade de diálogo e negociação com a Reitoria.
3. Reclamar a livre difusão na WebNet de mensagens sobre a situação do ensino superior e da Universidade do Minho."
4-1-2007»


(transcrição de mensagem disponível na entrada "Notícias" do sítio do SNESup)

Comentário:
i) também eu fiquei surpreendido com o nível de adesão que a iniciativa colheu; fica a experança de voltarmos a ter uma comunidade viva na nossa academia, a prazo, pelo menos;
ii) anotei a presença de representantes assumidos da "nomenclatura", a quem louvo o terem dado a cara; da próxima vez, têm é que aparecer mais bem preparados e revelar mais jeito;
iii) pese embora a alusão que é feita na tomada de posição aprovada e que se lê acima, não ficou claro para mim que tenha sido percebida a importância estratégica da criação/dinamização de um sistema de informação/comunicação alternativo, como instrumento de luta e como peça de afirmação da liberdade de informação e de opinião negadas pela "nomenclatura".

/...

PS:

«Colegas

Na reunião de 3 de Janeiro último, dinamizada pelo SNESup e pelo SPN, em que participaram cerca de 160 docentes foram, após debate, aprovadas as seguintes conclusões: "Os docentes da Universidade do Minho presentes na reunião de 3 de Janeiro de 2007,

1. Manifestam o seu apoio à acção ...

2. Apoiar a constituição de uma Comissão ...

3. Reclamar a livre difusão na WebNet de ..."

A Comissão ficou integrada desde logo por um conjunto de colegas que se ofereceram para o efeito. Solicitamos que quaisquer outras manifestações de disponibilidade, para as quais apelamos, sejam comunicadas aos colegas Maria Eduarda Coquet (IEC, SNESup) e Pedro Oliveira (E. Engenharia, SPN) .

O SNESup

Nuno Ivo Gonçalves

O SPN

Mário de Carvalho

PS - desculpem mandar através dos endereços das escolas mas a um-net já recebeu este texto há mais de 24 horas e ainda não o divulgou.

Eduarda Coquet

Pedro Oliveira»

(transcrição parcial - por razões de economia de espaço, e redundância do texto face ao que aparece acima - de mensagem entretanto recebida na caixa de correio electrónico da Escola)

4 comentários:

Anónimo disse...

Tal como tem vindo a ser referido o nosso "refúgio" alternativo é (são) este(s).

Anónimo disse...

ñ é preciso WebNet para nada este é nosso "refúgio", a decisão certa era construir outra universidade com as nossas regras.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro anónimo leitor,
Permita-me que manifeste alguma discordância em relação ao que escreve. A discordância exprime-se na defesa que faço de uma Universidade (com o "U" grande) com regras. Todavia, não regras definidas por uma "nomenclautra", antes definidas e assumidas pela comunidade de trabalho e de acção que deve ser uma academia empenhada em gerar conhecimento e promover formação com objectivos de serviço ao território de inserção e à sociedade, em geral.
Para tanto, tem que ser, desde logo, uma comunidade onde se cultive o espírito democrático e se aceite a diferença de ideias (sem necessidade de recurso ao anonimato).

Kadima

Anónimo disse...

espírito democrático? Só a "nomenclautra" é que define as regras. o anónimato é evidente pq fui "perseguido" algumas vezes