Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, julho 20, 2006

Acolhimento dos alunos do 1º ano

Através do Despacho RT-29/2006, o reitor da UMinho homologa e divulga as “Directivas para o Acolhimento e o Acompanhamento dos Alunos do 1º Ano da Universidade do Minho (2006/2007)”. Nessas directivas, por seu turno, logo a abrir, pode ler-se que:
“A Universidade do Minho tem desenvolvido em anos transactos um Programa de Acolhimento e Acompanhamento dos alunos do 1º ano. Este Programa, fundado em análises e experiências desenvolvidas a vários níveis no interior da Universidade, tem-se revelado adequado enquanto estratégia de resposta a algumas das dificuldades que se colocam aos alunos que pela primeira vez ingressam no ensino superior.”
Mais adiante, na secção relativa ao ´Programa de Acolhimento`, pode, adicionalmente, ler-se:
“O primeiro ano é reconhecidamente um ano importante no desenvolvimento pessoal do aluno e na construção de competências e métodos de estudo que poderão determinar muito do seu sucesso académico. A definição e implementação das metodologias de acompanhamento dos novos alunos de cada Curso são, nesta medida, particularmente pertinentes.”
Atento ao que se tem passado em anos transactos e ao espírito que enforma o acolhimento, bem enunciado na frase que diz que “O primeiro ano é reconhecidamente um ano importante no desenvolvimento pessoal do aluno e na construção de competências e métodos de estudo”, confesso que fiquei baralhado. Em concreto, na boa tradição de “anos transactos”, questiono se não está este assunto de há muito convenientemente entregue e resolvido? Ter-se-ão o conselho académico e o reitor esquecido da “semana” de recepção ao caloiro há muito instituída pelos estudantes e respectivo cabido de cardeais? Mais: tendo, e muito bem, o Sr. reitor e o seu vice-reitor reafirmado ainda não vai para um ano, em sede formal de senado, que essa era matéria da estrita autonomia e responsabilidade dos estudantes e seus órgãos “representativos”, como se percebe que surja agora este despacho e esta surpreendente intrusão de órgãos da Universidade em assuntos da reserva dos estudantes?
Uma desatenção, seguramente, só compreensível em razão deste malfadado calor que se tem feito sentir e do adiantado do ano académico. Ainda bem que sobra tempo, ainda, para pôr as coisas no seu devido lugar.

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários: