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quinta-feira, julho 13, 2006

"Concurso nacional distingue ideias inovadoras de universitários"

«Identificar pessoas e ideias inovadoras com potencial e dar-lhes condições para o desenvolvimento das ideias numa perspectiva de valor e mercado. Estes são os objectivos do Prémio Innovation Point 2006 – Concurso Nacional de Inovação para Universitários, com periodicidade anual.
O projecto foi ontem dado a conhecer, no âmbito da apresentação pública da “Innovation Point S.A.”, uma sociedade anónima cujo capital é detido pela “holding” DST SGPS S.A. e por accionistas privados. A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro.
José Teixeira, vogal do Conselho de Administração da empresa, anunciou que o concurso se dirige a estudantes do ensino superior, universitário ou politécnico, público ou privado e a estudantes estrangeiros que frequentem o ensino em Portugal ao abrigo de programas de mobilidade. As candidaturas, que podem ser individuais ou apresentadas em equipas, “às quais se podem juntar docentes ou investigadores “, têm de ser apresentadas até 3 de Novembro. O período de análise das candidaturas decorre de 6 a 30 de Novembro e a sessão de entrega de prémios realiza-se entre 11 e 20 de Dezembro.
Podem ser apresentadas "a concurso ideias inovadoras em qualquer área, com elevado potencial de mercado, nos formatos de modelo de negócio, de produto (bem) e de produto (serviço)". Os projectos são avaliados por um júri que integra elementos da “Innovation Point”, do Plano Tecnológico, do IAPMEI, da Agência de Inovação, da Tec-Minho e da Associação Industrial do Minho.
Incubar ideias e gerar produtos.
O presidente do Conselho de Administração da “Innovation Point”, José Mendes (ex-vice-reitor da Universidade do Minho), explicou que a missão da empresa consiste em “incubar ideias e gerar produtos”. O respectivo modelo de actuação começa na geração de ideias, seguindo-se a identificação de oportunidades e avaliação da ideia, a incubação da ideia, o desenvolvimento e a comercialização.
A propósito do Processo de Bolonha, a “Innovation Point” lançou um programa de Investigação & Desenvolvimento + Inovação, tendo em vista o desenvolvimento de soluções de gestão da aprendizagem que endereçam esta nova realidade, com perspectiva de lançamento no mercado internacional. Para este ano, a empresa tem previsto o desenvolvimento de projectos no âmbito do ambiente, engenharia e construção, tecnologias da informação e conteúdos, administração pública, educação de nível superior e exploração vocacional, através de tecnologias móveis.
O primeiro produto, lançada esta semana, denomina-se “where-to-invest-inportugal.com”, uma solução global de marketing territorial dirigida aos municípios para a atracção de investimento directo, explicou o responsável.Trata-se de uma solução que permite aos municípios adquirir visibilidade no contexto dos processos de decisão das empresas investidoras, nomeadamente no que se refere à selecção de localizações vantajosas.»

Cláudia Pereira
in Diário do Minho de 2006-07-13

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