Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, julho 11, 2006

"Talentos e Regiões"

"Na última década, países e, sobretudo, cidades europeias acordaram para a necessidade e de reter os seus talentos e atrair os provenientes de outros locais. Por exemplo, a Irlanda tem hoje programas como as Young Presidential Investigation Awards para apoiar os seus jovens cientistas mais talentosos. Dublin oferece até ateliês para os mais prometedores arquitectos internacionais.
Na vizinha Barcelona, criou-se uma iniciativa (http://www.bcn.es/22@bcn/) para transformar a cidade num magnete de talento mundial nas áreas dos novos media e biotecnologia. Essa iniciativa associa as principais universidades, empresas e entidades bancárias de Barcelona. Os impostos sobre rendimentos na região foram também reduzidos para atrair residentes estrangeiros baseando-se numa tarifa plana de 20% […]. A recente instalação do laboratório europeu de investigação da Yahoo demonstra a crescente atractividade da cidade.”


António Câmara
Prof. da FCT-UNL e Presidente da YDreams

(extracto de artigo intitulado “Talentos e Regiões”, publicado no EXPRESSO – Economia, de 06/07/08, p.19)

Sem comentários: