Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, julho 18, 2006

Economia: investigação em destaque

“A página denominada Economics Research in Portugal: People and Institutions, contém informação sobre as publicações de economistas portugueses e de Universidades e Centros de Investigação portugueses em mais de 350 revistas científicas internacionais indexadas na EconLit. A partir desta informação, os autores desta página, Paulo Guimarães (Medical School of South Carolina), Miguel Portela (Universidade do Minho) e Pedro Cosme (Universidade do Porto), quantificam a produção científica internacional em Economia por economistas e instituições nacionais. Recorrendo a um conjunto de critérios acreditados internacionalmente é possível ao utilizador da página obter a seriação de autores ou instituições com base na sua produção científica.
A página é promovida pelo CEMPRE (Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão) e pelo NIPE (Núcleo de Investigação em Políticas Económicas), centros de investigação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, respectivamente, ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Apesar de ser um dos mais jovens departamentos de Economia do país, os resultados do investimento da Universidade do Minho na formação dos nossos docentes são hoje notórios na posição que ocupa na generalidade das seriações. É de destacar o facto de na generalidade dos rankings a Universidade do Minho surgir entre as quatro universidades portuguesas com maior dinâmica de investigação em Economia.
Sugerimos a visita a esta página de forma a conhecer melhor a evolução da produção científica em Economia por autores e instituições portugueses.”

(notícia extraída da entrada Investigação em Destaque do sítio do Departamento de Economia da EEG/UMinho; http://www.eeg.uminho.pt/economia)

1 comentário:

J. Cadima Ribeiro disse...

"UMA EXCELENTE base de dados sobre a investigação em Economia em Portugal, onde se podem criar rankings por instituição e por investigador. Trata-se de uma ferramenta essencial para perceber o que se está a fazer nesta área em Portugal e só é pena que não exista noutras áreas…"

António Granado
(comentário extraído de http://ciberjornalismo.com/pontomedia/?p=1234, 06/07/20)