Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, novembro 13, 2006

Acho que estudar está ao alcance de todos

"Sinceramente, [...] acho que estudar está ao alcance de todos os jovens. É certo que são muitas as despesas de uma vida universitária, e isso todos nós sabemos bem... começando pelas propinas que são altíssimas, seguindo para os livros de apoio e para as imensas fotocópias que se tem de ter sempre presentes como base para um bom estudo, não esquecendo as despesas de habitação (se for caso de estudante deslocado), de alimentação e transporte...e juntando tudo isto, o valor que se observa é elevadíssimo. Assim, não ponho de maneira alguma em questão a dificuldade que existe em frequentar o ensino superior, pelo contrário.
Contudo penso que se houver uma grande motivação e força de vontade por parte dos jovens, estarão reunidas as condições básicas para estes enveredarem pela vida académica. E como já referiram, para os mais desfavorecidos as bolsas e acesso às residências são garantidas, não esquecendo os novos programas de ajuda que os bancos oferecem aos estudantes...no entanto concordo plenamente que as injustiças existem no sector das bolsas; acho que deveriam distribuir melhor as quantias!
Quanto aos trabalhos em part-time, é verdade que os estudantes os procuram para ajudar a suportar as despesas, mas talvez se os não exercessem o rendimento escolar fosse maior.
Acho que o governo tem que medir melhor as consequências que um corte do investimento no ensino superior pode causar, porque o futuro do país está nas nossas mãos, jovens académicos!"


Sónia Esteves

(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Novembro de 2006)

Sem comentários: