Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, novembro 10, 2006

Os caloiros são cada vez em menor número

"De facto não acho que neste momento o nosso país tenha capacidades para absorver todos os cidadãos com um grau académico superior. Verifica-s que com a actual crise em que as empresas nacionais se encontram, estas adoptam uma politica de procura de mão de obra menos especializada, visto não terem capacidades monetárias para as renumerações desta. Mas também é verdade que cada vez mais os custos de oportunidade de seguir um ensino superior são cada vez mais elevados e mesmo impensáveis para alguns. Facilmente se verificam estas dificuldades com o número cada vez mais reduzido de alunos a entrar no ensino superior. Os nossos «caloiros» são cada vez em menor número, uma situação que acho muito preocupante pois todos deveriamos ter as mesmas oportunidades.
E por outro lado o nosso país precisa cada vez mais de mão de obra especializada, pois penso que é apostando nela que as nossas empresas podem optimizar a sua produtividade, aumentando a competitividade nos mercados internacionais. Sem especialização as empresas têm cada vez menos hipótses de sobrevivencia num mercado cada vez mais aberto à concorrência exterior."


Alice Cristina Ferrreira Oliveira

(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Novembro de 2006)

Sem comentários: