Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, novembro 22, 2006

Um corte orçamental é um corte orçamental

«Claro que um corte orçamental é sempre um corte orçamental e, como corte, vem “perfurar” e afundar a situação em que se encontra o nosso sistema de ensino superior, que já por si é precário! Vejamos, um dos principais objectivos do Governo e das universidades quando adoptaram Bolonha, foi reduzir os custos, principalmente com os recursos humanos. Pensando eu que com isso pretendiam reduzir os custos que nós estudantes do ensino superior suportamos, como as propinas! Mas não! Estas aumentaram no último ano.
Não se percebe este tipo de atitudes; é bem visível o preocupante número de alunos que desistem de estudar por problemas financeiros. Não é a mão-de-obra qualificada a melhor riqueza de um país?
Eu penso que o esforço e a dedicação por parte dos nossos governantes à educação está muito aquém daquilo que se podiam realmente fazer no nosso país!»


João Araújo

(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Novembro de 2006)

Sem comentários: