Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, novembro 19, 2006

Instituto Ibérico de Investigação em Braga

"O Ministro Português da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago e o Presidente da Câmara Municipal, Mesquita Machado, subscreveram hoje (17 de Novembro) um protocolo de cedência ao Estado dos terrenos municipais situados junto do Parque Desportivo da Rodovia para a instalação, nesta cidade, do Instituto Internacional de Investigação Cientifica e Desenvolvimento Tecnológico.
No acto público, que decorreu pelas 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho esteve também presente, entre outras entidades, o já indigitado director daquele pólo de investigação, José Ribas Rey, catedrático da Universidade de Santiago de Compostela.
Consciente da importância que o projecto em causa representa para a cidade, Mesquita Machado aproveitou a circunstância para destacar a mais-valia que o Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento representa igualmente para a região e para o país, constituindo-se acima de tudo como um «pólo de atracção para o desenvolvimento do sector empresarial, nomeadamente para as empresas de altas tecnologias».
A instalação da unidade de investigação, gerida conjuntamente por Espanha e Portugal, concretiza o Memorando de Entendimento que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior português e o Ministério da Educação e Ciência do país vizinho assinaram a 19 de Dezembro de 2005 para a criação e operação conjunta de um Instituto de Investigação e Desenvolvimento.
Visando constituir-se, de acordo com Mariano Gago «como um pólo internacional de excelência», o laboratório assume como principio basilar a abertura à participação de instituições e especialistas de todo o mundo.
Assumindo como prioridades as nanotecnologias e a computação avançada, o Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento, para o qual está previsto um investimento inicial de 30 milhões de euros, pretende constituir-se como um pólo de investigação com igual intervenção em áreas relacionadas com as ciências biológicas e matemáticas.
Também entendida como a engenharia à escala atómica e molecular, a nanotecnologia lida com objectos da dimensão de nanometros, o equivalente a 100 mil vezes mais pequenos do que a espessura de um cabelo humano. No que respeita às suas aplicações concretas, Mariano Gago destaca a capacidade que a nanotecnologia tem de «influenciar praticamente todos os sectores tecnológicos, o que pode conduzir a importantes inovações». Em causa estão áreas tão importantes para a sociedade como aplicações médicas de diagnóstico e de aplicação de fármacos, tecnologias da informação com muito mais elevadas capacidades de processamento e armazenamento de dados, novas formas de produção e armazenamento de energia e a qualidade e segurança alimentar.
Do Concelho Cientifico Internacional do Laboratório de Nanotecnologia do Instituto Ibérico fazem parte nomes como Thomas Jovin, do Instituto Max-Plank para Química Biofísica de Gottingen (Alemanha); Emílio Mendez, do Departamento de Física e Astronomia da State University of New York at Stony Brook (EUA); e Heinrich Rohrer (Suíça), prémio Nobel da Física 1986, pela invenção do Microscópio de Varrimento de Efeito de Túnel, entre outros investigadores de reconhecimento internacional."

(comunicado do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Braga, datado de 06/11/17, intitulado "Instituto Ibérico para a Investigação e Desenvolvimento já está instalado em Braga"; expedido por via electrónica)
Comentário: mais de um ano depois do anúncio público da sua criação, parece que o Instituto de Investigação Ibérico sempre se vai materializar (anote-se as vantagens em termos de marketing político da gestão destes dossiês: faz-se uma festa no momento do anúncio; faz-se outra festa um ano depois; e se a coisa vier a efectivar-se háde fazer-se mais uma festa, pelo menos, aquando da criação de facto da estrutura) ; louve-se o empenho da Câmara Municipal de Braga em que este projecto tomasse forma substantiva, se bem que depois do anúncio da designação pelo governo português de Guimarães para capital europeia da cultura, em 2012, tudo ficasse mais fácil. Anote-se, finalmente, que quem esteve em Braga, na Câmara Municipal, foi o Ministro da Ciência e da Tecnologia. O do Ensino Superior não parece ter podido ou querido acompanhá-lo nesta visita.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabe Cadima?
Já tentei comentar alguns dos seus posts e não tenho conseguido, aselhices...assim, hoje, é mais para testar outra vez o sistema... volto numa outra hora, pode ser?

J. Cadima Ribeiro disse...

Cara colega,
Apareça quando quiser. Será sempre bem recebida.
Tanto quanto sei, não há nenhuma dificuldade especial com os comentários. Obviamente, se forem longos, o melhor é importar o texto de um doc. "word".
Cumprimentos,

J. Cadima Ribeiro

Anónimo disse...

Sabes Cadima?
Não deves ter reparado mas o Instituto foi instalado na UM....deve ter dado muita dor a muita gente....