Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, novembro 11, 2006

Poucas alterações são notadas

"De facto o ensino universitário não está no seu melhor e mesmo agora com a introdução do novo plano poucas alterações são notadas, não sei se por ainda estarmos numa fase transitória ou se por haver uma forte rejeição a esta mudança, que no meu ver só traz beneficios para os alunos. No presente artigo gostaria de ressaltar a relação entre a teoria e a prática. Todos os dias me deparo com a mesma questão enquanto estudo," mas para que serve esta matéria? Que contributo esta terá para o meu futuro?"...Penso que haveria de haver um maior equilibrio entre teoria e prática pois, muitas vezes, somos obrigados a estudar toneladas de matéria para um exame e quando este passa pouco fica. Deveriamos, sem dúvida, desde cedo, ser confrontados com situações reais da aplicação de certas disciplinas de forma a criar motivação e interesse por parte dos alunos e a diminuar a elevada taxa de abandono do ensino superior."


Paula Faria

(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Novembro de 2006)

Sem comentários: