Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, novembro 14, 2006

Os cursos deixaram de ter estágios incluídos

"Apesar de concordar com o comentário, penso que uma das soluções para esse problema em relação aos estudantes será tentar no estrangeiro.
Mas, em relação às causas do desemprego dos licenciados penso que o problema tanto é causado pela falta de apoio das universidades, como pela falta de disponibilidade dos estudantes, como pelo sistema adoptado pelas empresas.
A falta de apoio por parte das universidades nota-se no sentido em que os cursos simplesmente deixaram de ter estágios incluídos no período da licenciatura do curso o que dificulta ainda mais a entrada nas empresas.
Em relação à falta de disponibilidade dos estudantes verifica-se quando muitas vezes há propostas de trabalho mas como se encontram em lugares que não se apreciam, que não se adequam aos “seus sonhos”, não se dão ao trabalho de irem para lá trabalhar…até porque muitas vezes esses locais se encontram longe do lar que sempre conheceram, luxo ao qual não se deviam de permitir.
Muitas vezes também é devido às famílias pois induzem os estudantes a irem para certas áreas que muitas vezes são cursos que estão sobrelotados e que não têm saídas profissionais. Ou até os pais muitas vezes não permitem que os filhos se desloquem para cidades que estejam afastadas do local em que se encontram a viver tendo assim um menor leque de escolha e fazendo com que estes se dirijam para cursos com uma menor taxa de empregabilidade.
Penso que esse sistema das empresas favorecerem os estagiários e as pessoas com menos qualificações não seja o mais acertado pois apesar de terem salários mais baixos isto vai afectar o nível de produção, e faz com que a empresa tenha um nível de rendimento muito inferior.
Defendendo o que disse no primeiro parágrafo acho que muitos estudantes em Portugal são demasiadamente comodistas e não se dão ao trabalho de procurar no estrangeiro! Penso que devíamo-nos sentir renegados pelo país visto que estudamos para arranjar trabalho e são os que têm menor nível de qualificações que se safam sempre. Apesar de haver dificuldades em arranjarmos emprego num outro país visto sermos estrangeiros, o Mundo é muito vasto e de certeza que há um lugarzinho que nos agrade e que precise de nós."


Sandy Vital

(mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Novembro de 2006)

Sem comentários: