Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, novembro 28, 2006

"Sr. Ministro, demita-se"

«Escrevi ontem um apontamento a dizer, afinal, "Sr. Ministro, demita-se". Julguei que era bomba, mas, comparado com o que é dito pelo reitor de uma das maiores universidades portuguesas, fica simples petardo. Creio que, para o telespectador comum, o que ficou foi "Sr. Ministro, o que fez até agora? Nada!".»

João Vasconcelos Costa

(extracto de mensagem, intitulada "Prós e Contras ", inserida pelo autor no seu blogue - Reformar a Educação Superior - em 06/11/28)

/...

«Acho que o ministro se enganou na bancada. Devia estar na da oposição. Esta ideia de usar um orçamento de Ciência para tapar buracos orçamentais relativos a despesas correntes é absolutamente brilhante. Não tinha ocorrido a mais ninguém. Cabecinha pensadora!»


MJMatos

(extracto de mensagem, intitulada "Prós e Contras 1", inserida pelo autor no seu blogue - Que Universidade ? - em 06/11/27)

/...

Comentário: alguns de nós, escudados na sua anterior passagem pelo governo, na pasta da Ciência, depositavam alguma esperança na capacidade reformadora e lucidez deste ministro, se bem que também houvesse quem não o achasse fadado para gerir os destinos do Ensino Superior (que terá aceite contrariado). Pura ilusão. Menos de dois anos passados, já só vive de malabarismos e demagogia. Exemplo bem ilustrativo disso é a "ameaça" que vem repetindo de reforçar a dotação da investigação científica. Nada mais fora da verdade. Quem tem a desdita de gerir uma unidade de investigação sedeada numa universidade confronta-se com um orçamento que não é actualizado vai para 4 anos e com atrasos sistemáticos, de muitos meses, nas transferências de verbas por parte da FCT. Perante tal gestão, até o reitor mais inábil (e há vários nas Universidades portuguesas) se sugere ser um sujeito capaz e bem intencionado.

Sem comentários: