Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, outubro 31, 2007

Agora que a campanha eleitoral começou: a resposta

"RE: RJIES - Sabia que . (3) Órgãos das Escolas
Carlos Gil Correia Veloso Veiga"
[...]
"Caro colega,

Pode ser uma Lei da República, mas é uma fraca Lei. Note que foi aprovada apenas pelos deputados do PS. E o facto de ser uma Lei da República não lhe retira os deméritos e/ou méritos (poucos) que possa ter. É uma Lei que, no essenvial e na minha opinião, não serve o País, como se verá em breve na própria feitura dos estatutos com as entropias que vai criar. Eu sou dos poucos que, na UM, está à vontade para falar e criticar, pois interessei-me pelo assunto, ainda durante as suas fases iniciais. Elaborei um parecer para a Comissão de Educação e Cultura da AR e fui ao assistir ao debate promovido pela AR. Na verdade não se pode falar de debate na AR ou de intervenção dos deputados que desse no que quer que fosse. O resultado final, o texto da Lei, é mera aplicação do autismo político e da imposição da vontade do Ministro Mariano Gago. Aliás as emendas feitas pelo PS na AR ainda tornaram a Lei mais confusa em certos capítulos. Em todo o caso não concordo com o que parece ser uma corrente de opinião que está a formar-se na universidade portuguesa, a de que é possível "alterar o pior da Lei" por via dos "arranjos" estatutários...se esses "arranjos" visarem o pouco espírito de abertura que é dado à competência profissional.
Ainda assim, venha lá o forum de discussão, com ou sem listas!

Cordiais saudações

Carlos Veloso da Veiga"
-
(reprodução integral de mensagem, de distribuição universal na rede da UMinho, que me caiu na caixa de correio electrónico no início da noite de 07/10/30)

Sem comentários: