Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, outubro 20, 2007

Manifestando-me

Caro(a) colega,
Sabe que a reitoria da UMinho está a promover uma lista candidata à Assembleia Estatutária estruturalmente constituída pelos actuais presidentes das Escolas? Surpreende-o(a)? Isso não lhe causa repugnância?
Eu responderia: quando as lógicas são apenas de poder e não de projecto, tudo é possível. Aliás, o modelo de bloco central vem presidindo há gestão da coisa pública em Portugal quase desde a reposição da democracia formal, no pós 74, com os resultados, lamentáveis, que são conhecidos de todos em matéria de desenvolvimento, equidade e coesão social. Não sendo a Universidade uma ilha, não admira que esse modelo possa ser trazido para a sua governação. Surpreendente, sim, seria assistir-se a um movimento de revolta contra os baronatos e as alianças de conveniência.
Repito a pergunta: surpreende-o(a) o aparecimento na UMinho de uma lista candidata à Assembleia Estatutária promovida pelo reitor e estruturalmente constituída pelos actuais presidentes das Escolas?

J. Cadima Ribeiro

8 comentários:

Anónimo disse...

O reitor candidato nas listas?

Anónimo disse...

É um facto repugnante ver colegas eleitos pelas suas próprias Escolas a juntarem-se numa lista para discutirem e concluírem sobre os Estatutos da Universidade.
Diria é uma vergonha. Não têm que fazer? Onde estão os outros? Onde está o Rocha Gomes? E a lista biblica do Moises?

Anónimo disse...

Enfim, com raras excepções estamos a falar de uma cambada de vendidos com ambições demedidas e por isso há que dobrar as espinha...claro esta que grande parte é apenas agradecer favores...gente feita catedrática de forma manhosa, entr toutroa favores...Enfim quando o regime dita há sempre os seguidores prontinhos a vergar a mola...acontece em todas as ditaduras...

J. Cadima Ribeiro disse...

Caros colegas,
Conhecendo o que a casa gasta, não fiquei nada surpreendido com a solução que está em vias de se consumar. Aliás, surpreendeu-me mais a lata que o reitor teve ao avançar com proposta tão cretina.
Notem, entretanto, que o que mais me choca é a indiferença e/ou o ar resignado como a generalidade dos colegas está a assistir a tudo isto, tanto mais que,desta vez, não vão ter a desculpa de quem vota são os outros.
Os que até agora se mostraram desconfortadas, parece que ficam satisfeitos com uma proposta que, por querer manter tudo na mesma, nunca poderá ser alternativa, fazendo a diferença pelo seu populismo.
Se fosse crente, diria: que seja o que deus quiser!
Cordiais cumprimentos,

Anónimo disse...

Não seja crente, sejamos alternativos, e se fossemos ao "combate"? As suas ideias não devem ficar perdidas.

Anónimo disse...

Se não apoia o Manifesto, nem esta Lista que refere (quem é que afinal faz parte da Lista?), não é a altura de avançar e de nos dizer também qual é o seu pensamento? O tempo é curto....

Anónimo disse...

O Professor Cadima tem razão. Apoio-o incondicionalmente
Aquilo a que temos assistido na UMinho é uma vergonha!
A centralização do poder nos vários órgãos e serviços, passando mesmo pelas Escolas e Departamentos tem feito da Nossa Academia uma verdadeira “coutada”, privilegiando uma boa meia dúzia de criaturas, absolutamente inconscientes de todo o mal que à UMinho estão a provocar, para além do mal estar criado e já enraizado nos diversos corpos.
É verdadeiramente repugnante para além de muito triste, desmotivador vermo-nos obrigados a ser regidos por regras e normas paradoxas, criadas por pessoas sem senso comum, carregada de meras leviandades e ponderação.
Como digo em cima, fazem disto a casa deles - uma coutada!
Não fico e muito menos vou ficar surpreendido com o que a breve trecho se vai passar na Nossa Academia já que dois ou três, sete ou dez nada vão poder fazer contra a proposta imprudente feita pelo Reitor e tão mesquinhamente acalentada pelos seus parceiros.
Para finalizar; que diriam os antigos Reitores deste (des)consenso?
É assim, desta forma que querem perpetuar a memória dos que já partiram?
Então peço-lhes encarecidamente que se deixem de deslealdades!

J. Cadima Ribeiro disse...

Caros(as) colegas,
Têm toda a razão no que se reporta à necessidade de clarificar o jogo. Em todo caso, se querem ler um manifesto alternativo, basta que cliquem na "etiqueta" Reforma do Ensino Superior;Situação na UMinho.
O problema é que para se ir para a luta são precisos guerreiros(as) e esses(as) tardam em dar o passo em frente.
Caso estejam interessados em aprofundar comigo as questões que levantam, não hesitem em contactar-me para o endereço jcadima@bragatel.pt.
Vamos a isso?
Cordiais cumprimentos,

J. Cadima Ribeiro