Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, outubro 22, 2007

Manifestando-me

Considera conciliável a autonomia orgânica das Escolas e a defesa do princípio da co-optação dos presidentes pelo reitor, de entre um número limitado de professores daquelas, proposto pelos respectivos corpos de doutores?
Eu responderia: sem dúvida! Se os princípios que defendemos em matéria de gestão das Escolas e da Universidade, como um todo, são afirmação de capacidade de decisão e responsabilização (quer dizer, definição clara de competências e de responsabilidades), agilidade e sentido estratégico, articulados com participação/envolvimento dos seus agentes, esta é uma boa forma de responder à actual realidade onde, amiúde, se assiste à configuração de concertações oportunísticas de votos, isto é, a vitórias eleitorais que resultam da prevalência da ideia de que o que importa é preservar a inércia, mesmo que esta se materialize na cultura da mediocridade. Esclareça-se, adicionalmente, que a Universidade em que estou a pensar é uma (como deviam ser todas) em que as Escolas (e os Centros de Investigação) são as unidades básicas de gestão de recursos e as entidades verdadeiramente operacionais, não sendo as Reitorias mais do que conselhos de administração das “holdings” que as universidades são.
Obviamente, esta solução não é feita a pensar no actual inquilino da Reitoria da UMinho. Se fosse, nunca apareceria.
Repito a pergunta: considera conciliável a autonomia orgânica das Escolas e a defesa do princípio da co-optação dos seus presidentes pelo reitor, de entre um número limitado de professores daquelas, proposto pelos respectivos corpos de doutores?

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários: