A propósito de calendários eleitorais para a aplicação do RJIES e de objectividade e clareza dos articulados dos regulamentos, julgo valer a pena trazer aqui o exemplo da Universidade do Algarve. Atente-se no seguinte:
i) reunião do senado e calendário eleitoral:
- data da reunião do senado - 17 de Outubro;
- prazo limite para apresentação de listas - 31 de Outubro;
- acto eleitoral - 14 de Novembro.
ii) algumas curiosidades do articulado do regulamento eleitoral:
- Artigo 7.º (Da apresentação de candidaturas)
"3. As listas a que se refere o número anterior traduzirão necessariamente uma composição equilibrada dos subsistemas da Universidade do Algarve, para o que devem ser constituídas com uma ordem que alternem os membros pertencentes a cada subsistema, e congregarão docentes das várias áreas do saber desenvolvidas na Universidade. As listas serão ainda acompanhadas de uma súmula orientadora da acção a desenvolver, que não poderá exceder 2 (duas) páginas.
4. As listas dos candidatos a que se refere a alínea c) do n.º 1 do artigo 2.º são compostas por 3 (três) elementos efectivos e 3 (três) suplentes e devem traduzir uma composição equilibrada dos subsistemas da Universidade do Algarve.
4. As listas dos candidatos a que se refere a alínea c) do n.º 1 do artigo 2.º são compostas por 3 (três) elementos efectivos e 3 (três) suplentes e devem traduzir uma composição equilibrada dos subsistemas da Universidade do Algarve.
[...]
7. As listas que não obedeçam ao disposto nos números anteriores serão recusadas pela Comissão Eleitoral.
8. A recusa a que se refere o número anterior não é susceptível de recurso."
Como escrevia o colega que teve a simpatia de me fazer chegar a informação, é caso para dizer que estamos perante um calendário imbatível e um regulamento muito sui generis no que se refere à composição das listas.
Lido este e o da UMinho, fico a aguardar com grande expectativa outros exemplos que me possam chegar de exercícios de criatividade, democraticidade e transparência académicas.
J. Cadima Ribeiro
1 comentário:
Isto sim! Isto é poder de síntese:
« súmula orientadora da acção a desenvolver, que não poderá exceder 2 (duas) páginas»
Ai deles se quiserem fazer mais do que cabe em duas páginas A4.
Outros, mais espertos ainda, irão acrescentar:
Texto escrito em Fonte Times Lisboa, tamanho 24.
Quem foi que disse que a Salazarice tinha acabado em 1974, quem foi, quem foi?
Só que os rapazes e raparigas agora tem mais estudos, são casi-doutores, casi-todos.
Enviar um comentário