Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, dezembro 16, 2006

Bolonha! E agora? - III

«Penso que escolher entre continuar os estudos ou entrar no meio laboral, depende exclusivamente das ambições e sonhos de cada um. Bolonha veio, no meu ver, permitir uma igualdade de oportunidades dentro da UE, assim como igualar as qualificações entre os estudantes europeus.
À questão se o estudante está ou não preparado, não devemos responder, pois isso cabe a quem decidiu implementar Bolonha. Quanto à mentalidade dos cada vez mais jovens licenciados, esta pode ou não verificar-se, pois tudo depende da vivência de cada um, do sentido de responsabilidade, da capacidade de concentração, da ambição...!»
Carlos Gonçalves
/...
«Na minha opinião o processo de Bolonha vai ser muito positivo, mas surgem sempre milhares de questões: "como é que as empresas encaram esta mudança?"; "(...) até que ponto estarão as empresas preparadas para enquadrar estes jovens? Até que ponto existe possibilidade de formação?".
Eu própria me questiono sobre como será o meu futuro? Será que vou conseguir o emprego onde possa pôr em prático tudo o que aprendi? Mas também acho que estas são as questões de qualquer estudante quer esteja no processo de bolonha ou não.
Concordo plenamente com o conteúdo do artigo, excepto quando fala na questão da maturidade, aqui concordo com a opinião do meu colega Mouzinho, a maturidade não se vê pela idade, depende muito das vivências de cada um, da educação e até do meio onde vivem.»
Rita Morais
/...

(extractos de mensagens disponíveis na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Dezembro de 2006)

Sem comentários: