Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, dezembro 25, 2006

"Bolonha ! E agora ?" - V

"Penso que este processo é muito importante para relançar e modificar a forma como é organizado o ensino superior. No entanto apesar de toda a abordagem e análise que foi feita a este processo penso que foi implementado de uma forma muito rápida sem ter uma verdadeira consciência do que se tratava. Para tal basta ver as muitas dúvidas que surgem nas cabeças dos estudantes na hora de fazerem contas ao número de cadeiras, à dependência entre as cadeiras, entre outro aspectos sobre os quais muitas vezes os responsáveis de cursos não conseguem dar respostas na hora porque nem eles próprios sabem como está a funcionar.
Penso que antes de se implementar um processo tão revolucionário para o ensino superior era necessário explicar e dar a entender muito bem a quem já frequenta os cursos e a quem pode vir a frequentá-los. Além disto e apesar de ser benéfico para os estudantes o facto de poderem acabar uma licenciatura em menos tempo penso que tem os seus aspectos negativos porque muitas vezes os alunos acabam os cursos muito novos e não têm a credibilidade que tinham os alunos que acabavam os cursos em quatro ou cinco anos."


Rui Freitas

(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Dezembro de 2006)

Sem comentários: