«Sinceramente penso que o processo de bolonha veio revitalizar o ensino superior em Portugal, de modo a que possamos de uma melhor forma compará-lo ao ensino superior nos restantes países da União Europeia (sobretudo), de modo a que possamos verficar até que ponto evoluiu o ensino superior português com todas as ajudas comunitárias que recebeu.
Mas será que este "simples" processo de reestruturação de cursos do ensino superior é suficiente? Para quando uma reestrutaração do ensino secundário adaptado ao ensino superior? Não me refiro a níveis de conteúdo (se bem que também possa passar por tal nível), mas sobretudo a nível de preparação para capacidade de autonomia do estudante que qualquer universidade exige logo desde o início, por forma a tornar o ingresso no ensino superior mais fácil aos novos estudantes?
Concordo que Bolonha seja um grande passo para o ensino superior português em termos de credibilidade internacional, mas não descuremos os outros sectores de ensino que servem de base ao ensino superior, como sendo o ensino básico e secundário, que também merecem ser estruturados.»
António Salgado
(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Dezembro de 2006)
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