Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Na qualificação dos recursos humanos reside um dos maiores défices

"Concordo com o que é dito neste artigo. É sabido e conhecido que na qualificação dos recursos humanos Portugueses reside um dos maiores défices que justificam os nossos problemas de competitividade.
Em Portugal, são poucos os activos que têm qualificações acima do nono ano de escolaridade (2,6 milhões, em 5 milhões abaixo desse nivel), poucos jovens saem do ensino com o décimo segundo ano (485 mil, com menos de 25 anos, trabalham sem o ensino secundário). O abandono escolar é elevado (45% contra os 20% de média da UE). Este factor torna-se crucial para o crescimento económico de um país, em que segundo dados da OCDE, cada ano de escolaridade a mais, em média, significa um acrescimo entre 0,3% e 0,5 % de crescimento económico.
A educação é sem duvida um factor extremamente importante para dar a volta a uma situação de saída de empresas do país para os países de leste, em que a aposta na educação é um facto consumado[...].
Uma aproximação educacional em relação a outros países da UE feita pelo Tratado de Bolonha, independentemente das criticas à implementação deste programa, na minha opinião, só pode melhorar a situação do país em termos de crescimento económico, e contribuir para uma melhor qualificação dos recursos humanos do país."


João Pires

(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Dezembro de 2006)

Sem comentários: