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terça-feira, dezembro 05, 2006

O Copianço na Universidade

"A avaliação escolar constitui tecnologia de controlo da qualidade dos processos formativos. Porém, a sua validade é frágil e o uso dos certificados que permite está diminuído. Os alunos desenvolveram generalizada predisposição para a fraude escolar e abraçaram diversas práticas fraudulentas,apoiadas em pactos de silêncio atentamente vigiados. Os professores enfraqueceram as práticas de controlo e sanção, afectadas por tensões normativas e incertezas pragmáticas.
A fraude escolar favorecida por inquestionada e injustificada tolerância social e organizacional, encontra no copianço a sua mais intensa expressão. Ao atacar o sistema educativo nos seus nucleares processos de realização, prejudica a missão das organizações escolares e penaliza a sociedade que delas legitimamente espera mais eficaz e eficiente desempenho.
Este estudo permite visitar a metrologia escolar, analisar discursos e descobrir práticas, vislumbrar tensões e contradições, articular regras e recursos,compreender por que, afinal, a fraude escolar atingiu tão grande e indesejada expressão."
Ivo Domingues
(extracto de livro intitulado "O Copianço na Universidade - O Grau Zero na Qualidade", publicitado em mensagem electrónica emitida a propósito do seu lançamento na Livraria Almedina/Braga, no Campus Universitário de Gualtar da UMinho, no dia 11 de Dezembro, pelas 14.00 horas)

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