Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Vamos fazer por merecer um Ano Novo melhor!

Sinal da época que atravessamos, até a um-net reconfigurou a sua receptividade à difusão de informação menos grada à "nomenclatura". Disso é expressão a mensagem que se lê abaixo, entretanto recebida nas caixas de correio electrónico. Ainda há quem diga que a época perdeu significado simbólico!

"A actual situação na universidade do minho

Reunião sindical promovida por: SPN (FENPROF) e SNESup
Data: 3 de Janeiro (4ª feira)
Hora: 10h 30m
Local: Auditório I - Complexo Pedagógico II do Campus de Gualtar.

Caros Colegas
Esta reunião surge na sequência das declarações do Senhor Reitor da Universidade do Minho, anunciando em Assembleia de Universidade a intenção de até Setembro de 2007 colocar fora da instituição 100 docentes e cerca de 60 funcionários e de proceder a uma redução de 20% nos encargos com pessoal.
Vamos divulgá-la e, com a nossa participação, merecer um Ano Novo melhor.
As nossas melhores saudações
28/12/2006

Pelo Departamento de Ensino Superior
do Sindicato dos Professores do Norte

Mário Carvalho
"

O título que foi escolhido para anunciar a iniciativa é que me parece pouco rigoroso ou, por outra, excessivamente ambicioso. É que, para tratar "a actual situação na universidade do minho", precisariamos de muito mais tempo que a convocatória que se reproduz supõe, e a maior parte do que está em causa não releva da componente sindical. Mas já é alguma coisa que se pegue numa das pontas do novelo. Saudo, por isso, a bondade da iniciativa, apesar de tudo.
Fico, não obstante, com a curiosidade de confirmar se o ano 2007 permanecerá na história da Instituição como mais um marcado "por uma apagada e vil tristeza", que nos envergonha a todos, os que com ela vamos contemporizando.
Subscrevo, por isso, o que se escreve acima na convocatória quando se diz: vamos (fazer por) "merecer um Ano Novo melhor"!

J. Cadima Ribeiro

2 comentários:

Regina Nabais disse...

No seu caso, não precisa de um "mereçómetro", merece que todos os anos sejam bons!Bons Não! EXCELENTES!

J. Cadima Ribeiro disse...

Cara colega,
Obrigado pela sua mensagem de estímulo. Provavelmente, o que escreve assenta-lhe melhor a si do que a mim.
Não sei se tem sentimentos análogos aos meus nesta vertente mas a verdade é que me interrogo, amíude, se fico ou não aquém do que me cumpre neste projecto de construir um ensino superior melhor em Portugal e de contribuir para uma melhor cidadania.
Os meus detractores confundem a minha acção com sede de protagonismo.
Desejo-lhe um ano de 2007 pleno de energia.

J. Cadima Ribeiro