Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, maio 17, 2007

Para rir - uma pausa em dia de festa - II

Porque a notícia ontem divulgada, sob a epígrafe identificada, poderia sugerir-se ambigua, reproduz-se de seguida a mensagem a esse propósito disponível no sítio electrónico da C.M. de Monção desde 07/05/13, que explicita a substância do que estava em causa.
É ela a seguinte:
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AUTARQUIA MONÇANENSE E UNIVERSIDADE DO MINHO PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO DA LOCALIDADE
(Cerimónia, marcada para segunda-feira, 14 de Maio, terá lugar no salão nobre da reitoria da Universidade do Minho)
A Câmara Municipal de Monção e a Universidade do Minho assinam esta segunda-feira, 14 de Maio, um protocolo de colaboração no domínio da salvaguarda e valorização do património construído de Monção. A cerimónia, marcada para as 15.30 horas, decorrerá no salão nobre da reitoria da Universidade do Minho.
A colaboração entre ambas as partes, além da cooperação na realização de estágios dos alunos daquela instituição de ensino superior, traduzir-se-á no intercâmbio de especialistas com o objectivo de fomentar actividades de estudo e investigação, bem como trabalhos arqueológicos e peritagens.
As parcerias serão objecto de propostas especificas, englobando acções concretas, unidades orgânicas intervenientes e os sistemas de financiamento previstos numa perspectiva de qualificação e promoção da património arqueológico e arquitectónico de Monção.
Tanto para a autarquia como para a Universidade do Minho, o presente protocolo cumpre um desejo comum patenteado, por parte da universidade, na componente de investigação e ensino do vasto património local e, por parte do município, na protecção, conservação e valorização do mesmo.
O município de Monção oferece um elevado potencial de exploração cientifica e turístico-cultural dos seus recursos patrimoniais, destacando-se, entre vários, os castros de S. Caetano, Longos Vales, Senhora da Assunção, Barbeita, e Senhora da Graça, Badim, bem como os mosteiros de Longos Vales e Merufe.”
Lendo a notícia, conclui-se aquilo que já se suspeitava: trata-se de mais uma piedosa declaração de intenções.
J. Cadima Ribeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Como cantarolava o amigo...
É politica.....

Anónimo disse...

São programas Culturais. Claro que cada um a seu gosto!
Pois claro que "cantarolava o amigo..."

"Vieste à conjunção
A melhor que nunca vi
Que haveis de provar aqui
Este vinho de Monção!

Apressado, pergunta o compadre:
- E que tal?
Responde o outro:
- O melhor de Portugal

Poeta quinhentista
António Ribeiro Chiado"
(RETIDADO DO PROGRAMA DA FESTA DA COCA - ALVARINHO)