Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, maio 16, 2007

Para rir - uma pausa em dia de festa

«Notícias
Universidade do Minho explora património de Monção

A Universidade do Minho (UMinho) e a Câmara Municipal de Monção, através dos seus responsáveis, estabeleceram ontem um protocolo de cooperação. A UMinho vai agora explorar as potencialidades da região fronteiriça.
A Universidade do Minho (UMinho) e a Câmara Municipal de Monção assinaram, ontem, um protocolo de cooperação rumo ao “desenvolvimento cultural”.
Na realidade, este é mais um exemplo concreto realizado no âmbito do Pacto de Desenvolvimento Regional promovido pela UMinho e pela maioria das autarquias do Baixo e do Alto Minho, pela Associação Industrial do Minho, e pelas Uniões de Sindicatos de Braga e de Viana do Castelo, assinado em 2003.
“Esta não é a primeira experiência de cooperação, mas este protocolo serve de reforço dos laços de cooperação com o objectivo de aprofundar e alargar esta colaboração entre as duas entidades a outros domínios”, assim explicou os objectivos do protocolo, José Emílio Moreira, presidente da autarquia de Monção.
O responsável autárquico frisou, por outro lado, que tudo fará em prol da preservação e divulgação do património do seu concelho, acentuando que “há ainda muito património para ser redescoberto e desvelado (retirar o véu) em terras de Monção”. Desta vez, os estudos e trabalhos a realizar pela UMinho naquele concelho incidirão sobre o património arqueológico.
Guimarães Rodrigues, reitor da UMinho, advertiu, por seu turno, que a universidade tem neste domínio “responsabilidade social”.»
Marta Caldeira

(reprodução integral de notícia publicada no jornal Correio do Minho em 07/05/15, com o título e autoria identificados - itálicos/sublinhados meus)

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é quase cómico, o show off que tem abalado a UM. Vivemos tempos de faz de conta...Existe alguma avaliação a tanto protocolo?
Comunique com a comunidade, não se limite a esvaziar de poder e dinheiro as suas escolas, e principalmente desça desse pedestal...

Anónimo disse...

... mas aquele néctar a que nós chamamos de "Alvarinho"; aquele cabrito assado, o bom fumeiro do Alto Minho etc, etc, quam vai perder?
Ao invés, uma pequena obra ou uma simples reparação... não há dinheiro...

Anónimo disse...

Não há dinherio? O que não deve faltar é dinheiro, com o esvaziomanto de verbas feito as Escolas...