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domingo, maio 13, 2007

Do correio electrónico nos limites à difusão da informação na Escola de Engenharia

i) Momento n+1
“Assunto: Re: SERVIÇO DE CORREIO NOS LIMITES”
«Concordo com a vergonha que é o serviço de email que presentemente temos (15MB é de rir), eu da minha parte há muito que utilizo basicamente o Gmail (+ de 2,5 GB e sem spam), só tendo ainda o email da UM pois é o que aparece institucionalmente. Vergonha também começa a ser a lentidão no serviço da Net, a partir das 10:00 até ás 18:00; ainda + quando nos compelem (e bem) a uma maior utilização da Net na nossa docência. Mais 1 vez é quererem ter a "omolete sem dar os ovos".
Alberto Dias
Dep. Biologia,
UM Campus de Gualtar,»

(mensagem que me caiu na caixa de correio electrónico em 07/05/09, com a origem identificada)
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ii) Momento n+2
“Assunto: Re: SERVIÇO DE CORREIO NOS LIMITES"

«Caros colegas,
Nunca me dei ao trabalho de contabilizar quantas mensagens de SPAM recebo por dia, mas são certamente muitas. Quando o endereço de origem me é desconhecido e aparentemente o assunto não diz nada de especial carrego numa tecla que tem escrito "delete". Outra possibilidade era a de fazer "delete" a todas e depois fazer "undelete" das que interessam. É certamente uma questão de estilo.
Subscrevo também a uma série de listas de correio electrónico da minha área de investigação. Neste caso apago também algumas sem sequer as abrir, uma vez que o assunto indica claramente que não têm interesse.
Parece-me estranho que no meio de tantas mensagens sem sentido se tente silenciar aqueles que pretendem trazer alguma informação aos colegas. Se não estamos interessados em ler simplesmente fazemos delete. Cada um decidirá se quer ou não ler. Os fóruns só seriam uma solução se fossemos alertados sempre que fosse colocada uma nova submissão, mas isso geraria quase o mesmo número de mensagens.
No entanto defendo que as listas todos@... deveriam ser moderadas, mas apenas para que o moderador verificasse que a mensagem teve origem numa pessoa (e só isso). Isto teria evitado a série de email de 10MB que recebemos. O moderador teria percebido que foi um erro do sistema e provavelmente teria recomendado que o ficheiro anexo de 7MB deveria estar numa página web.
Lembro que se algum dia um de nós apanhar um vírus informático que se propague por email vai ser também uma chatice...
Certamente todos devemos ter bom senso no uso destas listas gerais.
Já sabem, da próxima vez que virem uma mensagem com o meu email... Delete e depois "Purge Deleted Messages".
Bem hajam...
Ismael Vaz
DPS – EENG»

(mensagem que me caiu na caixa de correio electrónico em 07/05/10, com a origem identificada)
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iii) Momento n+3
“Assunto: Re: Difusão da informação interna na EEng”
”Nos últimos dias tem-se assistido a uma crescente utilização abusiva do endereço de carácter institucional todos@[..].pt. De facto, a utilização deste endereço está regulamentada pelo despacho Reitoral RT-10/2007, em anexo, o qual define claramente no ponto 1 o enquadramento da divulgação da informação. A Escola de Engenharia, face a estes últimos desenvolvimentos, irá tomar uma posição, em sede de Conselho de Gestão que se realizará na próxima terça-feira, quanto à eventual necessidade de moderar a referida lista. Até à referida reunião este endereço estará suspenso. Com os melhores cumprimentos.
Escola de Engenharia
Eduardo C Ferreira – Secretário de Escola
Campus de Azurém”

(mensagem que me caiu na caixa de correio electrónico em 07/05/11, com a origem identificada)
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iv) Momento n+4
“Assunto: Re: Difusão da informação interna na EEng"

"Caro Sr. Eduardo Ferreira,
Acho muito bem! Já era transparência e liberdade de expressão a mais.
Confesso-lhe que tinha estranhado nada ter sido feito nesse sentido, ainda.
Cordiais cumprimentos,
J. Cadima Ribeiro
Ps: não se surpreenda se eu der destes desenvolvimentos notícia, no meu blogue."

(mensagem de correio electrónico emitida em 07/05/11, com a origem identificada)

3 comentários:

Anónimo disse...

Algumas notas;
Para as listas todos@xxx.uminho.pt
apenas enviam os emails da UM @xxx.uminho.pt... O que torna a divuldação destas listas para o exterior, pouco importante uma vez que não poderão utiliza-las (não poderemos considerar um uso abusivo, pois daí não advêm consequências de maior). O facto de nas ultimas semanas ter havdo repetição de enviodas mesmas mensagens, teve como causa a falha nas comunicações, o que originou que os servidores reenviassem as mensagens outra vez até qe conseguissem ter minar o processo sem falhas.
Quando se fala de uso abusivo (se é que se pode considerar abusivo), na utilização das lista, onde as pessoas são devidamente identificadas porque não responsabilizar os autores?
Que abusos foram esses? Nimguém explica? Ou será que basta que A ou B considere abuso, sem dar explicações aos colegas?
Existem algumas hipoteses...
-Não houve abuso, apenas desconhecimento...
- Silenciar....
- Ou como é pratica neste país a desresponsabilização total do que comete o erro, fazendo por isso que todos estejamos sujeitos a um qualquer moderador, que actua com critérios duvidosos e variáveis, ao sabor dos acontecimentos da época.
Já agora, quem modera os Viagras? Se calhar não é abusivo e até...
Enfim chega....

Anónimo disse...

O problema das caixas de correio de 15 MB , era suposto já estar resolvido com a transição para o SAPIA. Como podem verificar

http://www.sapia.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=126&lang=pt-PT

Passam a ter 1GB de caixa de correio...todos os funcionários e docentes. Espera-se apenas que não sejam e-mails partilhados...como no passado recente...e não foram pelas listas.

Anónimo disse...

Ora, ora... e eu a pensar que as novas universidades, como p.e. Évora, UTAD & outras, dedicavam uma atenção muito especial à tecnologia & afins.
Agora percebo porque é que a minha amiga Sharon Collingwood,
Department of Women's Studies,
Ohio State University, só quer o GMAIL.COM

Assim sendo, a administração da UM & outras novas universidades não fazem nada de mais do que seguir o carreiro do milho tecnológico: Viva Santo Google e quem o apoiar.