Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, maio 10, 2007

Os poderes instalados não estão interessados em discussões livres e espontâneas

"Caros colegas:
Como podem confirmar através duma breve visita ao endereço referido abaixo pela colega Natália, a possibilidade de criação de foro de discussão, neste caso sobre as propostas do governo em matéria de reforma do ensino superior português, não são inéditas. Nomeadamente durante a mais recente campanha para a eleição do reitor eu solicitei a criação dum foro sobre esta temática, "eleição do reitor", que teve uma meia dúzia de intervenções, nenhuma delas de fundo, apesar de aparentemente ter tido um grande número de visitas.
Talvez tenha sido defeito meu: não ter sido suficientemente hábil para cativar um maior número de adesões. No entanto, não se pode imaginar um tema mais candente que aquele, e mesmo assim as adesões foram mínimas. De facto não sei qual ou quais os motivos de tão fraca adesão, mas não sejamos credulários: os poderes instalados não estão demasiado interessados em discussões livres e espontâneas. Preferem enterrá-las algures no ciberespaço, onde prevêem que haja escassa ou nula participação. Ainda me lembro de há anos haver discussões desenfreadas sobre o parqueamento na universidade na UM-Net, sem que isso tenha levantado muita celeuma e nenhuma oposição por parte dos poderes instalados.
De qualquer modo, e porque não gosto que a minha consciência me acuse de não ter feito o mínimo necessário, aqui fica mais este gesto quixotesco, na expectativa duma maior participação da comunidade universitária: solicitei há minutos a criação do foro "reforma do ensino superior" e brevemente poderão nele participar, penso eu.
Desfrutem.
Carlos A. Páscoa Machado"
/...
(reprodução integral de mensagem, com a autoria identificada, que me caiu na caixa de correio electrónico em 07/05/09)

Sem comentários: