Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, dezembro 05, 2006

Fusões e aquisições no ensino superior português: e nós a vê-las passar

Revista de imprensa
Mariano Gago admite fechar universidade em Lisboa"

(entrada disponível no blogue de MJMatos - Que Universidade? -, chamando a atenção para notícia publicada no Diário Económico, em 06/12/05)

Comentário: porque é que a matéria que é alvo de atenção em Lisboa, há já algum tempo, e alimenta a notícia do Diário Económico não inspirou, até esta data, qualquer reflexão ou iniciativa no Minho? Será porque as instituições aqui sedeadas estão todas plenamente consolidades? Será porque é completa a racionalidade regional da oferta de ensino superior, aos seus diversos níveis? Será porque vivemos noutro "país"? Será porque estamos à espera que o "Sr. Ministro" nos venha dizer o que nos convém? Ou será, apenas, porque os dirigentes que temos são mais autistas que os de Lisboa?

5 comentários:

Anónimo disse...

Sabe Cádima, estou a pensar que as instituições e pessoas que ficam impávidas e serenas têm toda a razão.
O melhor mesmo, é ficarmos bem quietos, e esperar, depois só temos que guinchar e reclamar, alto e bom som do governo, das instituições e de tudo...É mais simples, e dá muita audiência.
Não é a isso que se chama tática?
Fique bem! E, não se zangue.

J. Cadima Ribeiro disse...

Cara colega,
Provavelmente, tem toda a razão. alguns de nós é que nos custa engolir todos esses sapos. Feitios!
Aproveito a oportunidade para lhe apresentar desculpas por não ter "colado" a invocação que fiz da mensagem de MJMatos à sua, apesar da similute de títulos que usámos.
Acredite ou não, trata-se de perfeita concidência, já que só li a sua mensagem depois de ter feito a inserção da minha nota.
Em todo o caso, em expressão do "link", esperava - espero sempre - que os meus (poucos) leitores lêssem também a sua.
Cumprimentos irreverentes,
J. Cadima Ribeiro

MJMatos disse...

Concordo que a entrada de RN é que tem sumo (aliás, como sempre, 8-)). Muitas vezes, por falta de tempo, limito-me a referenciar o que aparece na imprensa.
A propósito, estará pela UMinho no dia 16? Como vou estar aí num simpósio, talvez houvesse um tempo para trocarmos impressões.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro colega MJMatos,
Nesta altura do semestre, eu estou com idêntico problema. Espero poder pôr mais de mim do Natal em diante.
A 16 estarei por Braga; não necessariamente na UMinho. Terei todo o gosto, no entanto, em trocar consigo algumas opiniões. Aliás, fiquei francamente interessado na iniciativa, para Janeiro pf., que está a procurar dinamizar.
Dê-me notícia do seu programa de estadía, por esta via ou através do endereço jcadima@eeg.uminho.pt.

J. Cadima Ribeiro

MJMatos disse...

O meu programa de dia 16 é simples: http://ecs2005.ecsaude.uminho.pt/ceer/
Quanto ao interesse no encontro, tomei nota.